Outubro Rosa e a Prevenção do Câncer de Mama

outubro-rosa

Um movimento em que toda a sociedade precisa aderir para que ganhe força. Assim é o Outubro Rosa, todo ano, nessa época, as discussões da prevenção do câncer de mama ganham espaço, mas esse é um assunto para o ano todo.

O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 90, nos Estados Unidos e o objetivo desde sempre foi o de estimular a participação da população no debate e prevenção do câncer de mama. Todo ano, no mês de Outubro a pauta volta à tona para nos lembrar da importância de se discutir, prevenir e entender os novos tratamentos do câncer de mama no país e no mundo.

outubro-rosa

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) não existe uma fórmula certa de prevenção do câncer de mama, mas sim uma série de fatores muito mais ligados à estilo de vida que ajudam a prevenir a doença, como: alimentação, atividade física e até mesmo a amamentação, ajudam a diminuir os riscos em até 28%.

A conscientização e a tomar ciência da realidade são as melhores coisas que nos podem acontecer. Muitas mulheres que passam pelo processo (doloroso) de enfrentar um câncer de mama ainda enfrentam o preconceito de muita gente pelo fato da mutilação de seus corpos. O Instituto Brasileiro de Controle de Câncer lançou uma campanha com vários artistas alertando todas as nuances da doença: a prevenção, o processo de retirada da mama e a vida que continua a ser vivida (e muito bem, graças a Deus) após enfrentar o câncer de mama. Veja no vídeo (super emocionante):

Mas o mais importante é ficar ligada. Exames em dia, atenta aos fóruns de discussão, matérias em portais e blogs, conversas francas com seu médico, isso tudo ajuda muito a prevenção do câncer de mama e é a grande mensagem do Outubro Rosa.

Antes de enfeitarmos fachadas de luzes rosas, acreditamos que compartilhar a informação seja a melhor forma de participar dessa campanha.

Fique ligada e compartilhe a informação!

Leave a Reply